Nesta página você encontra informações sobre estudos e pesquisas realizados por professores e alunos da FEA. Alguns desses trabalhos estão disponíveis para download.
Estudos e pesquisas
Resumos
Administração
José da Silva
Bruno H. Rocha, COMPETÊNCIAS E PERFORMANCE ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EMPÍRICO,dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, como requerimento para a obtenção do título de mestre em Administração. Orientadora: Maria Tereza Leme Fleury, São Paulo, 2003.
Resumo
Partindo dos princípios da Visão da Empresa baseada em Recursos (VBR), o presente estudo examina a questão: “que recursos afetam a performance organizacional em uma dada situação, considerando a performance segundo as quatro perspectivas do modelo do balanced scorecard?” Na investigação, foi escolhida uma companhia de saneamento paranaense. Foram seguidos os procedimentos metodológicos: a) desenho da arquitetura de competências e recursos e de mapas causais percebidos; b) coleta das informações relevantes; c) análise fatorial para identificar fatores subjacentes que explicassem a maior parte da variância em cada perspectiva; d) análise de regressão para encontrar associações entre fatores e recursos; e) modelagem de equações estruturais para avaliar caminhos alternativos; f) análise de cluster para verificar como indicadores de recursos e performance se agrupam. Como variáveis independentes (recursos) o estudo focou nível de competência humana, satisfação dos funcionários, ativos, desempenho dos fornecedores e uma variável de controle, realização das previsões de demanda. Como variáveis dependentes, foram escolhidas: metas de água para processos internos, satisfação dos consumidores na perspectiva clientes, e metas de receitas e despesas na perspectiva financeira. Em geral, os recursos mostraram-se relacionados à performance, porém: a competência individual não demonstrou correlação com a performance; o mais forte efeito sobre a performance provém do acerto nas previsões de consumo; a satisfação dos empregados mostrou associação com processos internos, metas financeiras e satisfação do consumidor. O primeiro resultado é curioso. Sugere que a competência individual não importa nesta empresa. Possíveis explicações são: as pessoas podem ser competentes, mas se não são coordenadas adequadamente, a competência não se converte em performance; nesta pesquisa, as unidades testadas são de nível bastante operacional, onde normas podem ser o maior mecanismo de coordenação, e talvez mais importante que a competência humana. Para pesquisa futura neste campo, sugere-se focar empresas intensivas em conhecimento, nas quais seja possível que a competência humana emerja como um dos fatores de maior força.
ABSTRACT
The present study takes for granted the Resource based View of the Firm to address the question: “what are the resources that drive organization performance in a given situation, considering the balanced scorecard model performance perspectives?” An empirical research in a Brazilian water company tried to address these issues. The following methodological steps were used: a) resources and competences architecture and perceived causal maps design; b) collection of relevant information; c) factor analysis to identify underlying factors that explain the majority of variance in each performance dimension; d) regression analysis to find association between factors and resources; e) structural equation modeling to evaluate alternative causal paths; f) cluster analysis to check how resources and performance indicators grouped. As independent variables (resources) the study focused mainly on human competency level, employee satisfaction, assets, supplier performance and a control variable, the demand prediction realization. As dependent variables, it was chosen one in each BSC perspective: water targets for internal process, customer satisfaction for customer and sales and expenses targets for financial perspective. In general, the results showed that resources seemed to be correlated to performance, but further details appeared: employee competency level presented no correlation with performance; environment factors related to the demand seemed to be the strongest performance determinant; employee satisfaction showed an association with internal process, financial targets, and customer satisfaction. The first result is curious. It suggests that the personal competency level does not matter in that company. Possible explanations are:
people can be competent, but if they are not coordinated properly this will not be converted to organizational performance; in this research, the units tested were very operational level, and
resources like norms seemed to be the main coordination mechanisms. In such a case, to follow procedures can be more important than human competency.Future research in this field should focus on knowledge intensive firms, in which it is possible that the human competencies be more relevant.
Isaac Pinsky, A INFLUÊNCIA DOS OMBUDSMAN NA EFICÁCIA EMPRESARIAL, dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, como requerimento para a obtenção do título de mestre em Administração. Orientador: Prof. Dr. Isak Kruglianskas. São Paulo, Dezembro de 2003.
Resumo
O conceito atualmente usado do ombudsman foi criado na Suécia há cerca de duzentos anos, como um funcionário designado pelo rei, para proteger e representar os cidadãos contra abusos cometidos pelos juízes.
Essa função ganhou impulso na segunda metade do século XX e apenas na década de 90 é que a atividade do ombudsman nas empresas privadas começou a se propagar no Brasil, tratando-se, portanto, de função recente e ainda pouco pesquisada.
As preocupações das organizações, que anteriormente ficavam restritas aos sócios e demais acionistas, os stockholders, expandem seu foco para os demais stakeholders, aqueles que afetam ou são afetados direta ou indiretamente pela empresa, como funcionários, clientes, fornecedores, e comunidade.
Nesse contexto é que a instituição do ombudsman empresarial passou a funcionar, como representante, dentro da organização, dos clientes, funcionários e fornecedores.
Este trabalho tem o propósito de aumentar o entendimento sobre a contribuição dos ombudsman nas organizações privadas, através da análise dos fatores que facilitam o seu desempenho, e da avaliação da sua influência na eficácia empresarial.
A realização de estudos de caso em três organizações que adquiriram experiência na utilização do ombudsman - a Folha de São Paulo, Visanet e Grupo Tejofran - forneceram as informações empíricas que permitiram algumas conclusões e a certeza de que este estudo evidencia a necessidade de outras pesquisas para um maior entendimento do assunto.
Os ensinamentos mais importantes desta dissertação permitem concluir que alguns fatores do ambiente interno da organização facilitam e outros dificultam o desempenho do ombudsman, e que este exerce uma influência relevante na eficácia empresarial. Fica evidenciada, ainda, a importância do apoio do Presidente da organização, bem como das características pessoais e profissionais do ombudsman, para o sucesso da sua atuação.
O estudo sugere, finalmente, que entre as distintas finalidades de ombudsman, existem alguns aspectos e estilos recorrentes, com a observância de valores e conceitos comuns.
ABSTRACT
The ombudsman concept was created about two hundred years ago in Sweden, as a public server designated by the king to represent the citizens and protect them against judges’ abuses.
Although this activity spread all over the world in the second half of the XXth century, it only became known to corporations in Brazil in the 90’s, being still a very recent and not deeply researched function.
Whereas in the past the responsibility of the corporations was focused only in its relationship with its stockholders, nowadays it has spread to other groups that directly or indirectly interact with them, like employees, clients, suppliers and the community, known as the stakeholders.
It´s in this context that ombudsman’s institution is working, as a representative, inside the organization, of clients, workers, and suppliers.
This paper intends to enhance the understanding of the role the ombudsman plays in corporations, evaluating his importance in increasing the business effectiveness and analyzing factors, which improve his performance.
Three different companies’ ombudsman experiences in Brazil are provided in this case study – “Folha de São Paulo”, “Visanet” and “Grupo Tejofran”.
I hope that this thesis will lead to further research in this interesting subject
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